Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Justiça

STJ decide que benefício da saída temporária é compatível com prisão domiciliar

Publicada em 01/10/19 às 09:55h - 80 visualizações

por A VOZ DA REGIÃO


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Por: Agência Brasil)

 O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o benefício da saída temporária é um direito também de quem está em prisão domiciliar, desde que este tenha sido determinado por falta de estabelecimento adequado para o cumprimento de pena no regime semiaberto. A decisão é da Sexta Turma, sob o fundamento de que o benefício é compatível com o monitoramento eletrônico determinado para a prisão domiciliar.

"Observado que o benefício da saída temporária tem como objetivo a ressocialização do preso e é concedido ao apenado em regime mais gravoso – semiaberto –, não se justifica negar a benesse ao reeducando que somente se encontra em regime menos gravoso – aberto, na modalidade de prisão domiciliar –, por desídia do próprio Estado, que não dispõe de vagas em estabelecimento prisional compatível com o regime para o qual formalmente progrediu", explicou o relator, ministro Nefi Cordeiro.

Inicialmente, o Tribunal de Justiça do Rio Grande de Sul (TJRS) julgou improcedente o pedido, afirmando que não havia nenhum impedimento ao contato do preso com a família e a gravidez de sua companheira, um dos motivos alegados no pedido, não seria justificativa legal para a concessão das saídas temporárias.

A decisão unânime da Sexta Turma do STJ restabeleceu a decisão do juiz da execução penal que deferiu o pedido de saídas temporárias. O relator afirmou que “o preso em regime semiaberto que preencher os requisitos objetivos e subjetivos da lei tem direito ao benefício das saídas temporárias, independentemente de o regime de cumprimento de pena ter sido alterado para um menos gravoso”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 75 99134-8375

Visitas: 165938
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2020 - A VOZ DA REGIÃO - Todos os direitos reservados ao Portal A Voz da Região - Direção Quirino