Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
Política

Rui Costa afirma que barragem construída pela Bamim 'é segura e não há risco'

Publicada em 02/10/19 às 08:28h - 42 visualizações

por A VOZ DA REGIÃO / Redação BNews


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Por: Arquivo / BNews)
governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que a barragem que será construída na divisa dos municípios de Caetité e Pindaí, no Centro-Sul do estado é segura. A declaração aconteceu após o chefe do Executivo Estadual receber, na sexta-feira (27), uma carta de integrantes do movimento “Vida Sim, Barragem Não”. Eles pediram intervenção do Governo Estadual no sentido de garantir que a Bahia Mineração (Bamin) tome condutas legais e seguras na construção do equipamento.

“Não é barragem de lama, a barragem é barragem de pedra, com todas as seguranças. Não tem nada a ver com a barragem de Minas Gerais, que é barragem de barro, como foi feito, é barragem feita de pedra, com toda a segurança para garantir o desenvolvimento da região, garantir a ferrovia, garantir a mineração, dentro dos padrões de absoluta segurança para a população”, disse. 

Mas, o projeto apresentado pela Bamin e já licenciado pelos órgãos ambientais indica que a diferença do projeto da barragem da Bamin em relação às barragens de Mariana e Brumadinho, rompidas em 2016 e 2019, respectivamente, está na forma de crescimento. 

Em Minas, as barragens foram construídas à montante, enquanto que a Bamin planeja construir a barragem à jusante. O segundo modelo é considerado mais seguro, contudo o material usado no barramento não é de pedra e sim do próprio resíduo da mineração.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 75 99134-8375

Visitas: 85415
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2020 - A VOZ DA REGIÃO - Todos os direitos reservados ao Portal A Voz da Região - Direção Quirino